Pensar a Iluminação

Pensar a Iluminação

Enquanto empresa de iluminação, é nosso dever pensar no meio ambiente, proporcionar conforto ao utilizador de um espaço, servindo-se, para tal a quantidade de luz correcta (natural + artificial) para o desempenho das suas funções.

Antes de iniciar qualquer tipo de construção, deve ter em conta alguns factores,
fundamentais para o bom desempenho da mesma:

  • Qual o tipo de função que vai ser desempenhada em cada divisão da construção;
  • Qual a frequência de utilização de cada espaço;
  • Qual o papel da luz natural em cada espaço;
  • Os factores acima descritos são preponderantes para a elaboração de um projecto de iluminação correcto. O nível de eficiência energética a obter,vai depender, acima de tudo, do aparelho/tipo de lâmpada que escolhermos.

    Não menos importantes são o tipo de comandos que iremos efectuar para controlo da iluminação, e dos factores circundantes, activamente relacionados com o desempenho da iluminação e conforto, tais como estores ou toldos.

    É com alguma frequência que nos deparamos com sistemas de comando inadequados ao tipo de iluminação prescrita para a obra, pois no nosso entender o projecto de iluminação e o de comando devem ser executados em simultâneo.

    A Finiluz possui um departamento técnico especializado na conjugação não só dos factores supra mencionados como também na interligação dos mesmos com outras áreas relacionadas com o conforto, tais como: som ambiente, sistemas de chamadas para lares 3ª idade, clínicas e hospitais, controlo de acessos e vídeo porteiros.